quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A alimentação é um direito humano.

O Brasil é um país muito rico na produção de alimantos. Mas como acontece em outos lugares do mundo, o problema é a distribuição desigual de alimentos, não que eles não existam. Há lugares onde as pessoas têm alimentos em excesso e outros em que as pessoas têm dificuldade de ter alimento.
A falta de alimento acontece nos lugares com menor desenvolvimento social, econômico, educacional e é mais acentuada na população negra e indígena. Nas populações, atinge mais mulheres, crianças e idosos.
No Brasil, o conceito de segurança alimentar surgiu quando uma delegação brasileira participou da Cúpula Mundial da Alimentação, em Roma na década de 1990. Esta reunião definiu como proposta para os governos do mundo, até o ano de 2010, acabar com a metade da fome do mundo, que naquela época atingia 800 milhões de pessoas. Hoje, a segurança alimnetar tem um fundamento que é relativamente novo edesconhecido; a compreender que há um direito humano à alimentação. Mesmo com a criação de programas de combate a fome, infelizmente ainda há uma grande parcela da população mundial que não tem esse direito garantido.

6 comentários:

Gildete disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
neaufba disse...

Com certeza Gildete você está certa e bem embasada e a falta dele pode causar conseqüências como perda de peso nos adultos e o aparecimento de problemas no desenvolvimento das crianças. A desnutrição, principalmente devido a falta de alimentos energéticos e proteínas, aumentam nas populações afetadas e faz crescer a taxa de mortalidade, em parte, pela fome e, também, pela perda da capacidade de combater as infecções.
É UM DIREITO DE TODOS A ALIMENTAÇÃO!

Aleanes Bispo Brito disse...

No Brasil, como em grande parte dos países, a alimentação cotidiana cada vez mais se baseia no consumo excessivo de alimentos muito caloŕicos, ricos em açúcares, gorduras, sal e também pobre em vitaminas sais minerais e fibras. O consumo de verduras, frutas é cada vez menor. Não basta que os consumidores sejam informados sobre as vantagens nutricionais das frutas e verduras, é preciso que os mesmos estejam acessíveis a todos.

Gildete disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gildete disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gildete disse...

Gildete disse...
O tema abordado é de suma importância, "alimentação direito humano". Muitos direitos assegurado na Constituição Federal, vem sendo burlado. Nos países "subdesenvolvidos" ou em "desenvolvimento", a pobreza no Brasil é um problema complexo,a erradicação da pobreza e da fome responsável pelas deficiências nutricionais de grande parcela da população, uma maior desigualdade na distribuição de renda e o desenvolvimento dos recursos humanos são os principais desafios. Na sua reflexão traz que nosso país é rico em produção de alimento, mas devido a má distribuição de renda muitos têm tanto que transforma o pão em lixo, outros não tem nada que faz o lixo de pão. Miséria ainda atinge 33% da população brasileira.
Rogério Adriano Alves Freire,aluno da 5ª série na Escola Francisco Nonato Freire Alto Santo-Ce Texto produzido em 2004 faz uma reflexo que me chamou atenção.
Criança sofre
.....Criança tem que brincar estudar e esperar chegar à fase adulta para trabalhar.Hoje existe o Programa Bolsa Família, Pet e outros que dão oportunidades de estudar sem trabalfar. Só que as familias continuam vivendo miseravelmente e precisam da ajuda dos filhos para sobreviverem, pois o mais importante...seria um emprego digno com salário justo para os pais das crianças, inclusive o dele.