sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Geometria

Entendo que o trabalho com figuras geométricas, proporcionam aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades como apresentar, construir, explorar e descrever e as noções geométricas, contribuem para a aprendizagem de números e medidas, pois estimula a criança a observar, perceber semelhanças e diferenças, identificar regularidades e vice-versa. Nesta perspectiva desenvolvi uma aula na Escola Tia Clarice com alunos do 3º ano do Ensino Fundamntal com o objetivo de desenvolver nos educandos a capacidade de identificar as figuras geométricas, suas semelhanças e diferenças nas difrentes formas. Nessa aula eles manipularam livremente objetos, parecidos com alguns sólidos para estabelecer relações entre os sólidos e os objetos do meio físico.
Percebemos nessa atividade o envolvimento dos alunos no desenvolver de cada tarefa como, a construção do TANGRAM e confecção das figuras como TRIÂNGULOS, QUADRILÀTEROS e POLÍGNOS com palitos e massa de modelar, pois o trabalho foi feito a partir da exploração dos objetos do mundo físico, arte, pinturas e desenhos, permitindo ao aluno estabelecer conexões entre a matemática e outras áreas do conhecimento.

Um comentário:

Sule disse...

Ótimo Iolani! Traga suas descobertas e movimento do curso para ser socializada com seus colegas! Talvez seria interessante trazer imagens, para deixar seu blog mais atrativo.

Um detalhe, releia sua postagem, veja que tem palavras que estão faltando letras e outras com erros ortográfico1 E interessante ante de postar fazer uma leitura com calma!
bjinhos
Sule